•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você sabia que a usabilidade é uma das coisas mais importantes quando se pensa em um produto hoje? Isso porque, por melhor que o produto seja, caso não exista facilidade no uso, os potenciais usuários tenderão a buscar outras alternativas. Vale até mesmo quando se pensa em um site ou aplicativo!

usabilidade
Se o seu aplicativo for difícil de usar, o usuário pode preferir buscar a concorrência. (Foto: Priscilla Du Preez / Unsplash)

A Apple, por exemplo, revolucionou o mercado em termos de usabilidade desde os seus primeiros MP3 players (iPods), e conseguiu resultados ainda mais grandiosos com o lançamento do iPhone, que mudou padrões relacionados aos aparelhos de telefonia celular, estabelecendo o conceito de “smartphone” no mercado.

O que é usabilidade?

“Usabilidade é a facilidade e aprendizado de uso de um objeto feito pelo homem, como uma ferramenta ou dispositivo. Em relação a apps e softwares, o objetivo é o mesmo, já que o ideal é que o eles sejam tão fáceis de utilizar que os usuários não tenham qualquer dificuldade de aprendizagem ou utilização”, explica Marcos Pereira, UX da Acesso. UX, aliás, é o termo usado para a expressão “User Experience”, ou seja, a Experiência do Usuário.

Usabilidade e experiência

E como gerar uma boa experiência de uso para um produto? O especialista da Acesso conta que a melhor forma é ouvir os clientes e testar constantemente os produtos com eles.

 

usabilidade
Testes com usuários fazem parte do cotidiano da Acesso. (Foto: Alvaro Reyes/Unsplash)

“É através desse processo de evolução e aprendizagem que conseguimos melhorar questões importantes que afetam diretamente o dia a dia dos usuários”. Ele conta que na Acesso são feitas entrevistas, processos de co-criação – nos quais o cliente participa ativamente da criação de uma nova ideia – e testes de usabilidade. “Nestes testes pedimos para os clientes testarem os produtos e nos darem sua opinião sobre o que está bom e o que deve ser melhorado”, finaliza.

UX no mercado

O especialista também explica que, no mercado, as empresas que realmente se preocupam com os clientes também se preocupam com a questão da usabilidade.

“Empresas como Google, Facebook, WhatsApp, LinkedIn, entre tantas outras, investem muito na área de User Experience (UX), pois sabem que uma das principais impressões que seus clientes têm em relação ao produto é baseada na experiência que eles têm durante sua utilização”, diz.

usabilidade
A usabilidade faz diferença na experiência do usuário. (Foto: Yura Fresh/Unsplash)

App Acesso

Já que estamos falando de usabilidade e experiência, você conhece o nosso cartão pré-pago? Todo mundo pode ter o seu, não precisa ter conta em banco ou análise de crédito. É fácil de pedir e simples de usar.

Para a sua experiência ser ainda melhor, use junto com o aplicativo Acesso e aproveite todas as funcionalidades.

Baixe agora na Google Play ou Apple Store e conta para a gente o que você achou.