• 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

Os aplicativos de transporte particular, como o Uber, caíram nas graças dos brasileiros. É fácil de pedir, chega rápido e dá até para avaliar o motorista. Mas, de corrida em corrida, você pode gastar mais do que realmente precisa. Já pensou nisso?

Essa tecnologia facilita muito a vida de todo mundo, não podemos negar. Você chama no aplicativo e, em poucos minutos, chega um carro com motorista pronto para te atender. Mas, por conta dessa praticidade, você pode deixar de economizar usando outros meios de transporte e até tornar a sua corrida de Uber uma prática diária nada saudável financeiramente.

uber
Uber facilita a vida dos brasileiros. (Foto: Jessica Furtney/Unsplash)

Confira o trajeto

Antes de abrir o aplicativo e pedir o seu Uber, dê uma olhada no mapa e cheque as demais formas de chegar ao seu destino. Pode ter uma estação de metrô ou trem bem ao lado, o que te faz economizar dinheiro e tempo, escapando do trânsito das ruas. Quem sabe um ônibus passando pertinho de você e que te deixa bem próximo ao lugar que você deseja ir. A velha e boa caminhada também é uma opção. Além de ser a mais econômica, é uma atividade física benéfica para a saúde e te faz conhecer mais de perto as atrações das ruas de onde você está.

Tarifa dinâmica do Uber

Outro ponto importante é estar atento à tarifa dinâmica, quando a demanda por carros está muito alta, o Uber sobe as tarifas automaticamente para que sempre haja motoristas disponíveis: quem estiver disposto a pagar mais, consegue um veículo na hora; quem não estiver, espera até o preço baixar ou opta pelas outras opções que comentamos acima.

uber
Pague suas corridas com um cartão pré-pago. (Foto: Victor Xok/ Unsplash)

Em alguns casos, é fácil prever quando vai ter tarifa dinâmica. Evite pedir em horários de pico na sua cidade ou até mesmo quando você está saindo de um show lotado e todo mundo está com celular na mão já pedindo um Uber. Nesses momentos, quem planeja os gastos e gosta de se organizar, sabe se dá para esperar o preço abaixar ou escolher outra forma de transporte.

Como pagar o Uber

Para o pagamento da sua corrida, o cartão Acesso é uma alternativa. Por ser um cartão pré-pago, você nunca vai gastar mais do que pode. Clique na opção “pagamento” dentro do aplicativo e cadastre rapidamente o seu cartão Acesso.

Tomando esses cuidados você consegue pedir Uber só quando precisa e fazer o seu tempo e dinheiro renderem mais.