O que é o Mulheres com Acesso?

by Mateus Carvalho
5-4 MINS. LEITURA
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share

Em 2017, a Acesso teve um crescimento acima do seu histórico, e pautas como a cultura organizacional entraram em foco. Além dos rumos que a empresa deve tomar no decorrer deste ano, muito foi e é conversado sobre os valores, crenças e missões. A partir daí que foi criado o evento Mulheres com Acesso, com o objetivo de falar sobre o empoderamento feminino.

A expressão cultura organizacional foi denominada em 1982 pelo cientista Phd em Harvard e professor do MIT, Edgard Schein e diz o seguinte: “é um padrão de premissas básicas compartilhadas que foram aprendidas por um grupo, na medida em que resolveram seus problemas de adaptação externa e integração interna…um produto de aprendizado compartilhado.” E foi nesse contexto de transformação e reposicionamento que surgiu o ‘Mulheres Com Acesso’.

empoderamento feminino
Grupo Mulheres com Acesso discute temas relacionados ao empoderamento feminino (Foto: Lucas Rocha)

Empoderamento feminino

Antes de explicar como funciona, é interessante ter em mente que o nome não é apenas para fazer associação à marca. Ele é a síntese do que o grupo acredita e tem como objetivo: compartilhar conhecimento e aproximar mulheres e interessados no empoderamento feminino. Quando uma mulher tem acesso, ela tem o poder de tomar suas decisões e é dona das próprias escolhas. “Acesso” entra tanto como marca, quanto como verbo. Mulheres devem ter acesso à informação, educação, oportunidades e todas as ferramentas que auxiliem na busca pela equidade.

Quando começou?

O grupo foi apresentado durante um HR Talks, evento interno, especial dia das mulheres em março deste ano. No mesmo dia, foi criado um grupo na intranet para discussões diárias sobre a temática. Uma pesquisa foi feita com as participantes e a maioria votou que um encontro mensal deve ser feito.

empoderamento feminino
Primeiro encontro com funcionárias da Acesso (Foto: Lucas Rocha)

Quem participa?

Esse grupo é um movimento que nasceu dentro da Acesso, mas desde o início tinha a pretensão de ser aberto ao público. Afinal, o grande propósito é que todas as mulheres tenham acesso. O primeiro encontro aberto aconteceu em maio, no evento “Mães no Controle”, onde contamos com palestrantes convidadas e painel com funcionárias. Internamente, participam integrantes de diversas áreas como Marketing, RH, Financeiro, Atendimento e Prevenção.

O que já foi feito?

Como dito, em março foi apresentada a ideia do grupo para todas as funcionárias, com os objetivos do grupo, ideias e criação na intranet.

Após esse encontro que a frequência foi definida e em abril aconteceu a 1ª edição integral, com todas as participantes da empresa. Era uma sexta 13 e aproveitamos a data para trazer o tema “Azar foi não ter te conhecido antes – mas sorte que ainda dá tempo”, onde fizemos uma roda de apresentação e curiosidades pessoais, visto que para fortalecer os laços, precisamos nos aproximar e nos conhecer.

Já em maio, como também foi dito, aproveitamos o mês das mães e organizamos o “Mães no Controle”. Foi 1ª edição que contou com palestrantes convidadas e distribuição de convites. Camila Primazi apresentou “O ano do Não – Maternidade, Carreira e Prioridades”, Pagú (coletivo Poderosa é a Mãe) falou sobre “Maternidade e Feminismo” e a Thatu Nunes (Blog Mãe de Adolescente) palestrou sobre “Como o acesso ao Feminismo mudou a minha maternidade e a percepção sobre a criação da minha filha”.

empoderamento feminino
Primeira edição do evento com o tema “Mães no Controle” (Foto: Lucas Rocha)

Também teve o Painel Acesso com três funcionárias que são mães, a Jéssica Bassan, a Marli Krasti e a Paloma Mesquita, mediado pela Carol Stucchi. Além do conteúdo, contamos com monitoria para as crianças brincarem enquanto as mamães aprendiam e arrecadamos alimentos para uma ONG que protege mulheres que são ameaçadas pelos cônjuges.

Quer ficar por dentro da nossa agenda? Fique de olho aqui no blog!