•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Início de ano é tempo de rever o melhor investimento para o ano e saber o que esperar para o mercado financeiro nos meses seguintes. Conversamos com Ricardo Hiraki Maila, fundador da Plano Consultoria, empresa de consultoria de finanças pessoais, para saber a quê é preciso que o investidor esteja atento nesse ano!

+ 3 canais de mulheres fortes que ensinam economia sem complicação

Segundo Ricardo, o cenário é muito favorável para os investimentos relacionados à renda variável, como Fundos de Investimentos de ações e, no segundo semestre ou último trimestre do ano, os fundos imobiliários. Já os fundos multimercado seriam indicados para um perfil mais moderado e conservador.

melhor investimento
Estude os fundos de investimento para saber onde aplicar seu dinheiro (Foto: Rawpixel/Unsplash)

“Na Renda Fixa teremos que ter maior paciência devido à provável manutenção de Taxa Selic abaixo de 8% ao ano, ao longo de 2019. O reaquecimento da economia é que confirmará o cenário descrito acima e, para tal, precisaremos observar as novas projeções de indicadores, como otimismo, atividade econômica, inflação e PIB. Também, é claro, da capacidade do atual governo de reorganizar o orçamento de médio prazo, especialmente com a reforma da previdência e privatizações nos próximos meses”, explica ele.

Confira dicas do especialista para investir neste ano.

1) Melhor investimento para quem é mais conservador

– Para o perfil conservador, o caminho, segundo Ricardo, é focar na Renda Fixa pós-fixada, como CDBs. A Renda Fixa pré-fixada no curto prazo tende a ficar bastante baixa, já que o mercado aguarda os sinais da atividade econômica.

“Os mais conservadores precisam ter consciência de que é muito provável que nos próximos 3 anos a Renda Fixa tenha resultados fracos, então, em um cenário como esse, é interessante pensar em arriscar um pouco mais como, por exemplo, procurando Debentures, COEs e Fundos de investimento multimercado de médio e baixo risco”, diz Ricardo.

melhor investimento
Você é mais conservador ou arrojado? (Foto: Rawpixel/Unsplash)

2) Melhor investimento para quem é mais arrojado

– A ideia para os investidores que querem mais resultados e aceitam correr riscos é entrar com maior peso da carteira em renda variável. E apostar que o governo ativará a economia e aprovará o que está na estratégia.

“Se isso se concretizar, teremos uma onda de crescimento desses investimentos ao longo dos próximos 3 ou 4 anos”, acredita Ricardo. O especialista explica que quem não tem familiaridade com ações de modo direto pode buscar fundos de investimentos.