•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um ano novo está começando e não há época melhor para traçar metas e rever prioridades do que agora! Mas são tantos planos e sonhos que muitas vezes acabamos deixando de lado alguns objetivos importantes. Um exemplo clássico é como organizar as finanças. Afinal, quem não conhece alguém que todo começo de ano promete guardar mais dinheiro?

Economizar não é difícil, mas exige muita dedicação e disciplina. Grande parte desse desafio é cortar pequenos gastos do dia a dia que, ao final do mês, pesam muito no orçamento de todo mundo.

Para ajudar você que se propôs a ficar mais rico esse ano, separamos algumas dicas de hábitos simples que você precisa criar para economizar mais dinheiro:

organizar as finanças
Tenha dedicação e disciplina para melhorar suas finanças (Foto: Rawpixel/Unsplash)

1. Anote seus gastos

Acredite, essa é uma técnica infalível e o primeiro passo para todos que pretendem economizar mais. A ideia é, literalmente, anotar todos os gastos que você tem. Pode ser em um caderno, planilha do excel ou até aplicativos de finanças. O importante é sempre visitar essa anotação e entender para onde está indo o seu dinheiro. Dessa forma, os seus gastos ficam mais visíveis, e você se sente muito mais estimulado a fazer algo a respeito.

2. Reserve o dinheiro

Outro hábito importantíssimo para economizar dinheiro é deixá-lo fora de alcance (e de preferência, rendendo). Essa é uma dica que o economista Rubens Souza, de 62 anos, segue à risca. “A primeira coisa que faço quando preciso economizar é pegar uma quantia e colocá-la na poupança ou em uma aplicação”.

Fazer isso logo no começo do mês é fundamental para garantir menos gastos e um rendimento maior na hora de resgatar esse dinheiro para algo que realmente importa.

organizar as finanças
Anote todos os seus gastos no papel, planilha ou até mesmo em um aplicativo financeiro (Foto: Green Chameleon/Unsplash)

3. Reveja alguns custos

Essa parte pode doer, mas quanto antes você o fizer, mais dinheiro vai economizar. Confira todos os seus boletos e corte tudo o que for possível. A conta de energia está alta? Apague a luz. Plano de celular ficou caro? Mude para um pré-pago. Mercado pesou? Confira marcas mais baratas ou evite produtos que não são necessários.

Esse processo exige muita organização, mas a economia nas contas do próximo mês sempre vai valer a pena.

4. Diga não para organizar as finanças

Este é um hábito difícil de criar, mas fundamental para quem deseja enriquecer. Segundo Rubens, a técnica é se fazer algumas perguntas antes de comprar qualquer coisa. “Sempre que eu vejo algo que me interessa, eu me pergunto: eu preciso disso? Eu vou usar?”.

Esse hábito também ajuda a economizar na hora de sair com os amigos. Se o dinheiro estiver curto, diga não ao cinema ou ao restaurante caro. Tente adaptar os programas para opções mais baratas e igualmente divertidas, como maratona de série na sua casa!

organizar as finanças
Pesquise bem antes de compras as coisas que você deseja (Foto: Benjamin Dada/Unsplash)

5. Pesquise antes de comprar

A tecnologia está aí para nos ajudar a gastar menos dinheiro. Antes de sair para comprar qualquer coisa, busque na internet quem está vendendo pelo melhor preço e vá atrás da pechincha. Muitas vezes os preços variam dependendo do bairro ou rede de loja em que você está olhando. Sem falar que dessa maneira, fica mais fácil encontrar promoções que valem a pena.

6. Use seu cartão pré-pago Acesso

Com seu Acesso, você nunca gasta mais do que deve! É só recarregar com a quantia necessária e usá-lo em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira Mastercard no mundo inteiro.

Além disso, você consegue acompanhar todas as compras pelo aplicativo de maneira fácil, e ainda pagar seu Netflix e botar carga no celular diretamente pela plataforma.

Solicite seu cartão Acesso aqui e comece a economizar agora mesmo!