•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sair da casa dos pais é um dos maiores sonhos de muita gente. Ter um canto para chamar de seu e viver com total liberdade é uma conquista importantíssima na vida das pessoas, e muitas trabalham duro por anos para chegar nesse momento. E todo mundo sabe quanto é difícil conter os gastos e como economizar dinheiro morando sozinho.

Morar de aluguel ou em uma república geralmente custa bem mais caro do que muitos imaginam. Além das contas fixas, como água e luz, gastos com alimentação, transporte e outras necessidades básicas podem pesar muito no bolso do jovem adulto.

Para facilitar a vida de quem está começando a se programar para essa aventura, separamos 5 dicas essenciais de como economizar dinheiro morando sozinho.

como economizar dinheiro
Ficar em casa também é uma forma de economizar dinheiro (Foto: Jeshoots.com/Unsplash)

Garanta as contas mais importantes primeiro

A primeira coisa que um jovem independente precisa sempre ter em mente é garantir as contas fixas e necessidades básicas antes de mais nada. Isso inclui principalmente o aluguel e as contas da casa, que costumam variar pouco ao longo dos meses. Dessa forma, o ideal é você sempre reservar a quantia necessária para isso antes de começar a gastar seu dinheiro com outras coisas.

É o que faz Luís Vidal, de 24 anos, que mora sozinho em São Paulo há um ano. Ele diz que os custos da casa são prioridade na hora de planejar as finanças do mês: “Eu simplesmente pego a quantia que o apartamento gasta e reservo ela do meu salário. Aí os outros gastos têm que se adaptar a partir daí”.

como economizar dinheiro
Evite gastar excessivamente no mercado (Foto: Kevin Laminto/Unsplash)

Não compre além do necessário

Outra dica fundamental é atenção na hora do mercado. Tente fazer listas do que é preciso comprar a atenha-se a elas. Itens aparentemente baratos como um chocolate podem acabar custando caro no final do mês se você comprar um toda vez que vai na loja.

Avalie também se comprar tudo de uma vez vale a pena, ou se você não está desperdiçando dinheiro. A estratégia de Luís é ir ao mercado semanalmente. “Assim consigo comprar baseado realmente no que eu preciso, e evito estocar coisas que posso acabar nem usando depois” ele diz.

como economizar dinheiro
Planeje bem os seus gastos para não perder o controle (Foto: Glenn Carstens-Peters/Unsplash)

Planeje gastos especiais

A paciência e a disciplina são as maiores aliadas de quem precisa economizar. Quem nunca viu aquela blusinha em promoção na vitrine e decidiu comprar num momento de fraqueza? No entanto, esse tipo de gasto aparentemente inofensivo também pode custar muito na hora de pagar os boletos. Por isso, é importante se preparar para comprar itens de pouca necessidade com antecedência. Dessa forma, você consegue garantir o dinheiro sem comprometer suas contas e de quebra ainda consegue pechinchar se comprar fora de época.

“Eu estava querendo um casaco melhor fazia um tempo” diz Luís. “Então eu aproveitei o fim da estação para comprar um na promoção”.

organização financeira como economizar dinheiro
Equilibre seus gastos com o cartão pré-pago Acesso (Foto: Bruce Mars/Unsplash)

Acompanhe os gastos com frequência

Essa é uma dica básica, mas que muita gente deixa passar batido. A vantagem de checar suas compras várias vezes durante o mês é que você consegue identificar rapidamente se está gastando mais do que deveria em alguma coisa, e tomar uma decisão para economizar onde for possível.

Esse tipo de ação traz muitos benefícios e é super fácil de fazer. Usando seu cartão pré-pago Acesso, por exemplo, você consegue acompanhar no detalhe todos os gastos pelo aplicativo, e ainda pode fazer recargas diretamente por lá quando necessário. Sem falar que, com ele, você nunca gasta mais do que o planejado!

como economizar dinheiro faça você mesmo
Aposte na decoração no estilo Faça Você Mesmo (Foto: Patrick Perkins/Unsplash)

Aposte no DIY

O Do It Yourself (ou Faça Você Mesmo) é provavelmente o melhor amigo da pessoa que precisa economizar para morar sozinha. Ao invés de gastar dinheiro em manutenções básicas da casa ou com decoração, está cada vez mais fácil encontrar tutoriais simples da internet e apostar nas suas habilidades manuais.

Confira aqui algumas ideias de DIY para a sua casa!