•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Natal já está chegando e muitas pessoas já estão programadas para passar as festas de fim de ano com a família. Tem também aqueles que deixam tudo para a última hora. Dezembro é um mês que também significa presentes, comida boa, e possíveis discussões entre os defensores e combatentes da uva passa. Que tal 5 dicas infalíveis de como economizar dinheiro nas festas de fim de ano?

As compras relacionadas ao período de Natal representam um aumento considerado nos gastos das famílias. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil, os brasileiros estão planejando gastar em média R$116 por presente esse ano, sendo que a maioria deve comprar até cinco itens.

E os gastos não param por aí. Milhares de pessoas organizam a decoração e os pratos para a ceia de Natal, o que também pesa no bolso no final do ano. Os valores dos principais ingredientes da noite, como o peru, panetone e espumantes, aumentaram entre 4% e 6% desde o ano passado.

Mas não se preocupe! O Natal não precisa sair caro. Para ajudar você a se programar e passar as festas dentro do orçamento, separamos algumas dicas de como economizar na ceia sem perder o espírito natalino.

como economizar dinheiro
Decore e divida a ceia de Natal e Ano Novo (Foto: Photo by NordWood Themes/Unsplash)

Divida a responsabilidade pela ceia

Vai fazer a ceia de Natal com a família ou amigos? Divida as tarefas. O ideal é que cada pessoa se responsabilize por algum prato. Assim, sua tia pode cuidar do peru, seu irmão do chester, e você do panetone. Dessa forma, todo mundo economiza nos gastos! Só não esqueça de combinar com antecedência se vale ou não colocar uva passa.

como economizar dinheiro
Pesquise bem os preços (Foto: Fancycrave/Unsplash)

Pesquise os valores

No ano passado, algumas cidades brasileiras tiveram variação de mais de 180% nos valores dos principais itens natalinos dependendo do estabelecimento. Por isso, tome cuidado na hora de ir às compras e pesquise bem antes de fechar qualquer negócio.

como economizar dinheiro
Organize um amigo secreto para ninguém gastar muito (Foto: Kira auf der Heide/Unsplash)

Faça Amigo Secreto

A tradição é umas das melhores maneiras de garantir que todo mundo ganhe um presente sem ninguém gastar rios de dinheiro para a família toda. O importante é determinar uma média de valor igual para todos e garantir que aquele primo esquecido não vai furar esse ano.

como economizar dinheiro
Não gaste mais do que você pode no fim de ano (Foto: Rawpixel/Unsplash)

Estipule teto de gastos

Tanto para as comidas da ceia quanto para a lista de presentes, é essencial determinar um valor total para suas compras de Natal. Dessa forma, você evita gastar mais do que deveria e terminar o ano no vermelho. E não esqueça de fazer uma lista e se manter à ela; nada de sair comprando mais do que deve.

Acompanhe seus gastos

Seguindo todas essas sugestões, é certeza que você pode organizar uma super festa de Natal sem gastar muito. Para garantir que seu planejamento está dando certo, faça as compras com seu cartão de crédito pré-pago Acesso e acompanhe seus gastos pelo aplicativo.