•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Já estamos no clima de festas! Muitos lugares já começaram a celebrar as conquistas do ano, também tem gente pensando na ceia de Natal em família e não podemos esquecer do tradicional amigo secreto (ou amigo oculto).

Para muitos, a clássica troca de presentes é um momento de diversão e um dos pontos altos do final do ano. Mas para outros, o amigo secreto pode se tornar um pesadelo. Separamos algumas dicas para que o seu evento, em família ou entre amigos, seja um sucesso!

amigo secreto
A troca de presentes no final do ano é uma tradição. (Foto: freestocks.org/ Unsplash)

Como organizar um amigo secreto

Existem várias formas de fazer um amigo secreto. A partir de 4 pessoas já dá para começar a brincar sem perder o mistério de quem tirou quem.

A tecnologia chegou até nesse tipo de confraternização, além do tradicional método de escrever os nomes dos participantes em papéis e sortear na mão, hoje existem sites que fazer o sorteio para você. Algum deles tem até um espaço para colocar sugestão de presente.

Dica: defina uma média de preço para a troca de presentes. Quem nunca escutou ou até viveu uma história sobre diferença entre o presente dado e o recebido?

amigo secreto
Organize um amigo secreto para ninguém gastar muito. (Foto: Kira auf der Heide/Unsplash)

Histórias de amigo oculto

A designer Carolina Colagrande conta que a brincadeira na família dela não dá certo. “Teve um ano que quem me tirou foi minha tia-avó, de 94 anos, mas quem ia comprar o presente era minha tia, de 74. Ela acabou esquecendo, aí o amigo secreto terminou, e eu não ganhei nada. Fiquei morrendo de vontade de chorar”.

Ficar sem presente é triste, mas tem histórias ainda piores. A estudante Bárbara Calabresi, de 18 anos, diz que quem sofreu foi seu pai, que é eletricista. “Ele participou do amigo secreto com o pessoal da empresa. Aí ele deu uma caixa de ferramentas bem legal, mas ganhou uma meia social. Detalhe: ela estava usada e furada”.

Guilherme Rocha, de 29 anos, também passou por um caso parecido. “Quando eu tinha 15 anos, eu ganhei uma toalha de banho do Palmeiras… Eu sou corinthiano.” Ele diz que hoje evita participar da brincadeira.

amigo secreto
Todo mundo fica feliz com um presente coringa. (Foto: Rawpixel/ Unsplash)

Presente coringa

Para garantir que todos fiquem satisfeitos com o amigo secreto, é importante encontrar um presente coringa que agrade qualquer perfil. Uma excelente opção é um cartão pré-pago, você pode adicionar o valor determinado e dar de presente para seu amigo e ele usa com o que quiser.

Já conhece o cartão pré-pago Acesso? Não tem erro. Mesmo depois de gastar o valor, o cartão pode ser recarregado  e dá para continuar usando como um cartão pessoal. O cartão Acesso é aceito em qualquer estabelecimento que passa MasterCard e a tarifa de manutenção só é cobrada se tiver saldo.

Gostou da ideia? Então compartilhe esse texto com o grupo do seu Amigo Secreto e torça para que a pessoa que te tirou entenda a indireta!